• quinta-feira, janeiro 02, 2020


    Olá pessoal que acompanha a Neo Pokémon Mystery Dungeon! Hoje vou começar uma série que estará como conteúdo extra no blog onde eu vou comentar animes que eu tiver assistido durante as temporadas que se passam — ou até mesmo animes mais antigos — e hoje vou começar com uma obra que não ficou tão popular assim, principalmente no Brasil, mas eu acompanhei e achei bem interessante. E sempre tentarei ser o mais livre de spoilers possível.


    Ficha
    Nome: High Score Girl
    Lançamento: 2018
    Número de episódios: 24 (2 temporadas + episódios extras)
    Material original: Mangá
    Classificação indicativa: +12
    Gêneros: Comédia, Romance, Seinen.
    Nota no My Anime List: 8/10
    Sinopse: "A história segue Yaguchi Haruo, um garoto da sexta série no ano de 1991 que ama videogames. Na escola ele não é popular e não se dá bem com os professores. Os únicos com quem ele se dá bem são os videogames. Um dia ele encontra Oono Akira no fliperama, uma garota de sua sala que é inteligente, popular e adorada pelos professores. Ambos se enfrentam em uma partida de Street Fighter II, e continuam por um bom tempo, até que Haruo desiste após perder 30 partidas. Akira se mostra invencível em qualquer jogo. Akira começa a seguir Haruo em todas as suas partidas para derrotá-lo, sendo este um começo de uma estranha amizade."

    O anime

    Como é possível ler da sinopse, Haruo é obcecado por videogames em uma época em que fliperamas estavam em alta e a indústria dos jogos ainda estava dando seus primeiros passos rumo a gigante que é nos dias de hoje, na primeira temporada quando ele é mais novo ele é exatamente como eu dava pouca importância para escola e tinha vontade de ser o maior jogador de jogos de luta do Japão, indo de casa pro fliperama e do fliperama para escola. A entrada de Akira em sua vida é o estopim para o início de um desenvolvimento de personagem muito notável e interessante que está atrelado também ao desenvolvimento da Oono.
    Uma coias bem legal é a evolução da indústria de jogos com o passar dos episódios e das épocas dentro da obra, eu particularmente me considero um grande fã de games como um todo e gostei muito de observar como as pessoas reagiam aos novos lançamentos daquela época (Alguns consoles e jogos mostrados eu nunca tinha ouvido falar, vivendo e aprendendo xD). O Haruo especificamente se demonstra um grande conhecedor, durante o anime a gente se depara com muitas explicações vindas dele tanto sobre os lançamentos quanto sobre termos técnicos dos jogos de luta que ele disputa partidas como Street Fighter II e Virtua Fighters (além de sempre zoar com a CAPCOM depois dela lançar 4 versões diferentes do SF2 e não lançar o 3).
    Uma coisa que pode afastar algumas pessoas de assistir o anime é que ele não é feito em animação 2D e sim em animação 3D (Computação gráfica ou CGI), mas não é algo que realmente interfere na sua experiência pois o estilo dos modelos 3D e da animação foram feitos para ficar muito similares com o 2D e os modelos estão bem acabados, o que significa que você não vai ver nada bizarro.
    Quem me conhece (não é tanta gente assim) sabe que eu nunca fui muito fã de romances, mas esse especificamente chamou a minha atenção. O romance desse anime progride de forma devagar com alguns momentos em que da uma subida forte (pra quem shippa o casal são aqueles momentos que o sorrisinho não sai do rosto). A forma como a disputa romântica ocorre no meio da série é divertida e acaba de forma satisfatória e na minha opinião todo esse aspecto do anime foi bem trabalhado.

    Os personagens
    Yaguchi Haruo: Ele obviamente é o protagonista, ele quem move a história para frente. Alguns podem torcer o nariz por ele no início por diversos motivos, mas conforme os episódios vão passando ele vai mostrando seu carisma e sua personalidade junto com o resto do elenco. Pessoalmente eu fui uns dos que não curtia muito dele no começo por conta de algumas atitudes que ele tomava, mas conforme a série foi progredindo o personagem foi me agradando cada vez mais e hoje eu gosto bastante dele.

    Oono Akira: Ela é minha personagem favorita da série, suas características mais marcante são o fato de ela ser absurdamente boa jogando e também o de ela não falar nada — antes que perguntem, ela não é muda — seus sentimentos e pensamentos são demonstrados através de suas expressões e atitudes e as vezes é até difícil de entender, os outros personagens até comentam sobre isso. E não se enganem, mesmo sem dizer uma palavra ela demonstra muita personalidade.
    Hidaka Koharu: Lendo comentários na comunidade gringa de HSG eu percebi que essa personagem ganhou boa parte do amor dos fãs, preferindo ela ao invés da personagem anterior que é apresentada primeiro. Hidaka aparece depois que o primeiro arco da história se encerra e ela é a responsável por trazer uma espécie de disputa romântica e depois de pensar um pouco percebo que todo seu arco foi bem legal, pois ela é uma personagem que passa por várias fases e você consegue ver seu amadurecimento, além é claro dela ser carismática. Torci o nariz pra ela também, mas acabei gostando.

    RESTO DO ELENCO: Sobre o resto dos personagens, alguns ganham mais destaque e outros menos durante a série, mas comentar aqui poderia resultar em certos spoilers que gostaria de reservar para quando vocês assistirem. O que posso dizer é que High Score Girl possui um grande elenco de personagens principais e secundários que vão fazer vocês gostarem deles com certeza.
    Conclusão
    High Score Girl é um anime divertido, muito recomendado para quem gosta de comédias românticas e para quem curte jogos antigos — especialmente de luta — talvez seja interessante dar uma olhada. Apesar de ser produzida em CGI não apresenta problemas visuais que possam tirar o espectador da imersão e estragar sua experiência com a obra. Possui grandes personagens que são carismáticos que carregam a série mais do que o próprio enredo em si e eu adorei.
    Nota: 8.5

    { 2 comentários... leia abaixo ou adicione um novo }

    1. Achei que só eu tinha assistido mesmo :')

      Na época que estava lançando eu peguei pra assistir, mas confesso que só fui atraído mesmo pela temática de videogames antigos. Achei muito foda que eles realmente fizeram um trabalho muito cuidadoso com as referências e imagens dos jogos antigos. Você percebe que na produção do anime tinha envolvimento de gente que realmente gosta de jogos, em vez de pessoas que simplesmente embarcaram nessa de "vamos fazer um anime sobre videogames pra pegar audiência dos nerdões".

      A animação foi algo que estranhei no começo também. Como você, eu também não curto animes em computação gráfica, e até mesmo pra desenhos ocidentais eu prefiro o bom e velho 2D. Já estou de saco cheio da Disney só lançar filme em CG, mas isso é discussão pra outra hora. O CG de High Score Girl, porém, não é algo forçado pra dar aquela impressão de tecnologia ultra-avançada, puta investimento na produção, etc. Foi uma tentativa de fazer algo diferente, e que depois a gente se acostuma e acha até legal.

      Foi um anime que eu achei legal só pra passar o tempo, mas que mesmo assim valeu muito a pena ter assistido. É uma série bem curta só pra se divertir mesmo, e até já saí recomendando pra alguns amigos.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu fui atraído por um trechinho dele que vi quando descia o feed do facebook xD

        Quando eu comecei a ver eu sabia que era sobre fliperama, mas n sabia que jogos que existiam na vida real apareceriam dentro do anime com gameplay, detalhes, história por trás dele e tudo mais. Achei muito legal.

        Infelizmente o número de animes em CG ta crescendo bastante pela questão de custo de produção, no caso de High Score Girl não ficou nada estranho (o que mais me incomoda é 2D e 3D misturado, 3D sozinho da pra aturar).

        Gostei bastante de ter assistido, muito mais do que achei q gostaria do anime.

        Excluir

  • Copyright © - Nisekoi - All Right Reserved

    Neo Pokémon Mystery Dungeon Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan